Diretor original de design de Saints Row diz que apenas um desastre do novo GTA tiraria a coroa da Rockstar e que não há problema em ser o segundo

Diretor original de design de Saints Row diz que só um desastre do novo GTA tiraria a coroa da Rockstar e explica por que não há problema em ficar em segundo

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Chris Stockman é o ex‑líder de design do Saints Row original e, nesta matéria, afirma que a Rockstar domina os jogos de mundo aberto e que só se GTA 6 for um desastre do tipo E.T. alguém terá chance real de superá‑la. Ele recomenda que outros estúdios busquem identidade própria e sejam uma alternativa inteligente em vez de tentar imitar a gigante. (Entrevista publicada em FRVR e comentada em https://www.gamesradar.com/games/grand-theft-auto/unless-gta-6-comes-out-and-its-terrible-no-open-world-dev-can-hope-to-top-rockstar-original-saints-row-design-lead-says-but-theres-nothing-wrong-with-trying-to-be-a-2/)

Líder de Saints Row afirma que só um desastre pode tirar GTA 6 do topo

Chris Stockman declarou que nenhum estúdio de mundo aberto tem chance real de superar a Rockstar a menos que o lançamento de GTA 6 seja um fracasso catastrófico. A observação, feita em entrevista ao site FRVR, aponta que o nível de domínio da Rockstar deixa pouca margem para concorrentes diretos. Mais detalhes e contexto da declaração podem ser lidos em https://www.gamesradar.com/games/grand-theft-auto/unless-gta-6-comes-out-and-its-terrible-no-open-world-dev-can-hope-to-top-rockstar-original-saints-row-design-lead-says-but-theres-nothing-wrong-with-trying-to-be-a-2/.

Principais pontos da declaração

Stockman destaca que a franquia Grand Theft Auto deixou de ser apenas um jogo e virou um estilo de vida, especialmente por conta do sucesso persistente de GTA Online. Isso fez com que declarar abertamente querer enfrentar a Rockstar seja uma meta pouco prática para muitos estúdios. Analistas também observaram que atrasos em GTA 6 podem ter impacto amplo nas projeções do setor.

Segundo Stockman, a única forma plausível de abrir espaço para concorrentes seria se GTA 6 falhasse de forma extraordinária um evento comparável ao fracasso de E.T. para a Atari, mas potencialmente com consequências maiores pelos orçamentos atuais.

Contexto e risco para a indústria

Relatórios de mercado indicam que adiamentos no lançamento incluindo menções a uma postergação até maio de 2026 em análises anteriores preocupam analistas porque um título desse porte influencia vendas, atenção do público e investimentos em jogos de mundo aberto de outros estúdios. Discussões sobre esse impacto vêm sendo tratadas em matérias especializadas e no link acima (https://www.gamesradar.com/games/grand-theft-auto/unless-gta-6-comes-out-and-its-terrible-no-open-world-dev-can-hope-to-top-rockstar-original-saints-row-design-lead-says-but-theres-nothing-wrong-with-trying-to-be-a-2/).

Conselhos para desenvolvedores de mundo aberto

Stockman sugere que estúdios que querem atuar no gênero evitem tentar emular a Rockstar diretamente e foquem em identidade e execução. Recomendações práticas:

  • Ter uma identidade clara e um foco de design próprio.
  • Não usar a Rockstar como único parâmetro ou meta.
  • Aceitar que ser o número dois pode ser uma estratégia viável.
  • Evitar inflar o escopo; qualidade e direção importam mais que horas de jogo.
  • Planejar escopo inteligente e execução concentrada.

Histórico e precedentes

O próprio Saints Row nasceu como alternativa ao GTA nos anos 2000, conquistando seu espaço com personalidade distinta mas sem substituir o domínio da Rockstar. Há, portanto, espaço para títulos bem feitos que atuem em nichos ou proponham experiências únicas, desde que tenham identidade e foco claros.

Conclusão

Chris Stockman resume: a Rockstar domina o gênero e só um desastre do tipo E.T. teria chance de derrubar GTA 6 do trono. Para quem quer competir, a saída sensata é ser alternativa procurar identidade, manter foco e aceitar ser o número dois pode ser mais estratégico do que tentar igualar a gigante. Para a fonte completa da entrevista e mais contexto, confira o artigo em https://www.gamesradar.com/games/grand-theft-auto/unless-gta-6-comes-out-and-its-terrible-no-open-world-dev-can-hope-to-top-rockstar-original-saints-row-design-lead-says-but-theres-nothing-wrong-with-trying-to-be-a-2/.

Não adianta remar contra a maré: é melhor encontrar outra enseada e navegar com personalidade. Mais artigos e análises em https://redeblox.com.br.

Carol Dilmeira
Carol Dilmeira
Artigos: 48