J'ai joué à Halo Campaign Evolved et je me demande s'il s'agit d'un Combat Evolved étrange ou d'un nouveau départ pour Halo.

J'ai joué à Halo Campaign Evolved et j'ai été choqué. S'agit-il d'un Combat Evolved étrange ou du début de quelque chose de nouveau dans Halo ? Découvrez ce que j'en ai pensé.

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Eu joguei uma parte do remake Halo Campaign Evolved e quero guiar você pelo que vem por aí. O jogo foi reconstruído em Unreal e ainda soa e joga como Halo. Há armas novas, pilotagem de veículos e elementos modernos que mexem com a fórmula. Senti muita nostalgia, mas também vi escolhas que podem mudar o ritmo. Nesta matéria explico o que gostei, o que me preocupa e o que isso pode significar para o futuro da série.

Halo: Campaign Evolved chega em Unreal Engine 5 e será jogável no PlayStation pela primeira vez

Eu testei uma versão inicial do remake de Halo: Campaign Evolved e confirmo: o jogo original de 2001 está sendo refeito em Unreal Engine 5 e chegará a PC, PS5 e Xbox en 2026. Esta é a primeira vez que a franquia principal será oficialmente disponibilizada no PlayStation. A demonstração que joguei no Xbox Series X foi uma prova de conceito e não reflete a versão final.

Para contexto adicional, recomendo a prévia do GamesRadar: https://www.gamesradar.com/games/halo/halo-campaign-evolved-hands-on-is-this-unreal-engine-5-remake-a-bizzaro-world-combat-evolved-or-an-opportunity-to-pave-the-way-for-the-future-of-halo/

Principais fatos que eu vi

Joguei um trecho da missão Silent Cartographer. O que sobressaiu:

  • O remake mantém o espírito do original: armas e sons clássicos continuam reconhecíveis.
  • Há novas armas e mecânicas que não existiam em 2001, incluindo a Energy Sword, o Battle Rifle, pilotar o Wraith e assumir veículos inimigos.
  • O estúdio promete ajustes em partes criticadas do original, como a sequência conhecida como The Library.
  • Haverá cooperativo para 4 jogadores e suporte total a crossplay.
  • O projeto servirá como teste para o futuro da franquia, com três missões prequela inéditas anunciadas.

O remake é descrito pela equipe como um ponto de partida para novos títulos de Halo. Plataformas confirmadas: PC, PS5, Xbox. Lançamento previsto: 2026.

Contexto e motivos técnicos

Mudar para Unreal Engine 5 representa uma alteração grande. Os primeiros Halo usaram o motor Blam!, e Halo Infinite usou o Slipstream da 343. A troca de motor influencia movimento, física e sensação das armas. Nesta versão inicial, a física e o feeling me pareceram apropriados ao universo Halo, embora ainda seja um protótipo.

O que mudou e gera dúvidas

  • A inclusão de sprint e mira em foco (ADS) elementos introduzidos por títulos posteriores está presente; o estúdio permite desativar o sprint nas opções.
  • Novas animações e performances foram gravadas pelo elenco principal. A voz de Cortana retornou com interpretação atualizada.
  • Há preocupação sobre como o sprint pode alterar o ritmo planejado no design original; vi momentos em que a velocidade extra quebra a intenção de caminhar devagar para gerar tensão.

Detalhes adicionais que eu percebi

  • As paisagens e estruturas do anel foram recriadas com detalhes maiores; o horizonte e a arquitetura do Instalment 004 impressionam.
  • O Warthog mantém sua dirigibilidade única divertida e um pouco caótica.
  • O jogo ainda está em desenvolvimento. A versão jogada é um protótipo para provar que Halo funciona em Unreal Engine 5.

O que vem a seguir

Segundo o estúdio e o produtor executivo, a equipe enxerga este remake como uma oportunidade para preparar novos jogos de Halo. Eles planejam usar a recriação do clássico para testar tecnologias e ideias que podem aparecer em futuros projetos.

Conclusion

Saí do trecho jogado com uma sensação mista, porém animadora. O jogo conserva o espírito do original e traz novidades que soam familiares e, ao mesmo tempo, frescas Unreal Engine 5, novas armas, cooperativo para 4 jogadores e crossplay. Ver Halo chegando oficialmente ao PlayStation pela primeira vez é um marco.

Também há pontos que me deixam em alerta. A introdução do sprint e outras modernizações podem mexer no ritmo que fez o jogo original funcionar. Às vezes parece que estamos dando uma nova pitada numa receita clássica: pode ficar melhor, ou pode perder a alma. Felizmente, há opções para ajustar essas mudanças.

No fim das contas, vejo este remake como um ponto de partida um campo de provas para ideias e tecnologias que podem moldar o futuro da franquia. Há muita nostalgia, atenção aos detalhes e, claro, decisões por vir que vão definir se a nova versão honra ou transforma o que conhecemos.

Leitura relacionada:

  • https://www.gamesradar.com/games/halo/halo-campaign-evolved-hands-on-is-this-unreal-engine-5-remake-a-bizzaro-world-combat-evolved-or-an-opportunity-to-pave-the-way-for-the-future-of-halo/

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Carol Dilmeira
Carol Dilmeira
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